Perguntas Frequentes

  • O que é a Liga dos Reservistas de Portugal?

É a primeira Associação em Portugal que junta os Reservistas dos 3 Ramos das Forças Armadas e das 3 Classes (Oficiais, Sargentos e Praças), que se constituem à semelhança das organizações similares há muitos anos em funcionamento nos países nossos aliados, e na expectativa de contribuirmos par a criação da Reserva Operacional de Portugal, já anunciada pelo Ministério da Defesa Nacional (MDN).

  • Quem são os Reservistas de Portugal?

Designamos por Reservista, mantendo a designação em uso nos países nossos Aliados, o/a antigo/a militar, Oficial, Sargento ou Praça, de qualquer dos Ramos das Forças Armadas Portuguesas, já fora da efectividade de serviço, que prestou serviço militar nos antigos Serviço Militar Obrigatório (SMO) e Serviço Efectivo Normal (SEM), ou nos Regimes de Contrato (RC) ou Voluntariado (RV), ou ainda que foi Convocado ou Mobilizado.

  • O que fazem os Reservistas Associados na Liga?

Como Reservistas temos um primeiro vínculo assumido com as nossas Forças Armadas. Contribuir para a formação da Cultura da Defesa Nacional e para a divulgação das missões e meios das Forças Armadas Portuguesas, junto dos jovens nas Escolas, criando Clubes do Mar e da Defesa, e ainda através do ensino nas Escolas, do novo Programa de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

  • Porque criámos a Liga dos Reservistas?

Os Fundadores da Liga reuniram os Reservistas que, de há já uma década a esta parte, têm vindo a aproximar a sociedade civil de onde emanam, aos Ramos das Forças Armadas onde prestaram serviço, através de um trabalho voluntário nos seus tempos livre, a acompanharem jovens e cidadãos da sua comunidade de pertença a visitarem instituições militares da sua região e a proporcionarem contacto entre os seus profissionais e a sociedade civil.

  • Como Organizamos, através de Núcleos, os Reservistas que residem próximos?

Os Núcleos de Reservistas organizam-se em Portugal nas localidades onde esteja situada, ou se localize próximo, uma Unidade, Estabelecimento ou Organismo (U/E/O), da Marinha, da Autoridade Marítima ou do Exército. Os Núcleos tomem o nome da U/E/O a que estão ligados, ou da respectiva localidade. Somos reconhecidos pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), pelos Ramos das Forças Armadas (Marinha e Exército) e pela Autoridade Marítima Nacional.

  • Qual é o nosso Compromisso ético como Voluntários?

Os Reservistas Voluntários assumiram estatutariamente o compromisso ético de divulgar os Deveres dos Portugueses para com a Defesa de Portugal e explicar quem são os nossos Aliados e Inimigos, expressos no Conceito Estratégico da Defesa Nacional, a que nos vinculamos todos pelo Juramento de Bandeira prestado ao serviço da Forças Armadas. Este é hoje o nosso Código de Honra, para com as Comunidades a que pertencemos.