Quem Somos

SOMOS RESERVISTAS

Que queremos cultivar e fortalecer os vínculos de pertença, ao Ramo das Forças Armadas onde servimos a Pátria Portuguesa.

SOMOS RESERVISTAS

Que temos orgulho em mostrar que somos Portugueses, que defendemos a Cultura Ocidental que nos identifica, e que temos uma História heróica e humanista a transmitir às novas gerações.

COMO RESERVISTAS

Assumimos estatutariamente o compromisso ético de divulgar os Deveres dos Portugueses para com a Defesa de Portugal e os nossos Aliados, expressos no Conceito Estratégico da Defesa Nacional, a que nos vinculamos todos pelo Juramento de Bandeira prestado ao serviço das Forças Armadas.

Este é hoje o nosso Código de Honra, para com as comunidades a que pertencemos.

A RESERVA VOLUNTÁRIA

É a primeira Associação em Portugal que junta Reservistas dos 3 Ramos das Forças Armadas e das 3 Classes, Oficiais, Sargentos e Praças, que se constituem à semelhança das organizações similares há muitos anos em funcionamento nos países nossos aliados, e na expectativa de contribuirmos para a criação da Reserva Operacional de Portugal, já anunciada pelo MDN. Somos a associação de Reservistas mais representativa em Portugal, deste grupo de militares.

COMO RESERVISTAS

Temos um primeiro vínculo assumido com as nossas Forças Armadas. Contribuir para a formação da cultura da Defesa Nacional e para a divulgação das missões e meios das Forças Armadas Portuguesas, junto dos jovens nas Escolas, criando Clubes do Mar e da Defesa, e ainda através do ensino nas Escolas, do novo programa de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.

OS NÚCLEOS DE RESERVISTAS

Organizam-se em Portugal nas localidades onde esteja situada ou se localize próximo, uma Unidade, Estabelecimento ou Organismo (U/E/O), da Marinha, da Autoridade Marítima ou do Exército. Os Núcleos tomam o nome da U/E/O a que estão ligados, ou da respectiva localidade. Somos reconhecidos pelo EMGFA, pelos Ramos das Forças Armadas e pela Autoridade Marítima Nacional.

COMO RESERVISTAS

Assumimos também um compromisso ético relevante para com algumas das mais prestigiadas figuras das nossas Forças Armadas, o General Ramalho Eanes, o General Loureiro dos Santos, o General Rocha Vieira, o General Valença Pinto, o General Pina Monteiro, o Almirante Macieira Fragoso, o General Sousa Pinto, o Almirante Silva da Fonseca, o Almirante Reis Rodrigues, o Almirante Rebelo Duarte, o Almirante Silva Carreira, o Almirante Leiria Pinto, o Almirante Bossa Dionísio, entre outros, que connosco têm vindo a solidarizar-se nesta campanha Patriótica de fazer chegar aos nossos concidadãos mais jovens, os seus Deveres para com a defesa das causas de Portugal e dos nossos aliados.